SBB

Escola Bíblica Dominical - 4º Trimestre 2017 - Lição Nr 08

Canal Luisa Criativa

= Assista, curta, comente, inscreva-se e compartilhe. Atualização semanal todos os domingos às 16:00 horas.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

O significado da doutrina bíblica da criação - Parte III



Atos 14:15 – Paulo ensinou aos idólatras a abandonarem estas coisas inúteis (ídolos) e voltarem para o Deus vivo que fez o céu, a terra, o mar e tudo que neles há. Se Deus criou a vida, então Deus tem de ter a vida. Ele é o Deus vivo. Ídolos não se qualificam.
Atos 17:24-29 – Mais uma vez os idólatras foram ensinados que Deus fez o mundo e que ele dá a vida, o fôlego e todas as coisas a todos. Nele vivemos, nos mexemos e existimos. Somos seus descendentes então não devemos pensar que Deus é algo morto como ouro, prata ou pedra.
Apocalipse 10:6 – O Deus que vive para sempre criou os céus, a terra, o mar e as coisas neles.
Como a vida poderia vir de uma fonte não-viva? O sol, o oceano, as montanhas, etc. Não podem ser Deus. Nem podem estátuas feitas de metal, pedra ou madeira. Elas não estão vivas. Se somos a descendência de Deus, que nos deu a vida, então ele tem que ter vida. É por isso que tantas passagens se referem a Deus como “o Deus vivo”.
A criação prova que Deus está vivo.
[Jó 33:4; Mateus 16:16; 1 Tessalonicenses 1:9; 2 Coríntios 6:16]
 Da mesma forma Deus é a fonte da vida eterna e espiritual.
Ao dar a vida aos homens na criação, Deus avisou que o pecado levaria à morte, tanto física como espiritual. Quando Adão e Eva pecaram causaram a morte física na humanidade. Também foram separados espiritualmente de Deus (morte espiritual) e a mesma coisa acontece a todas as pessoas quando pecam. (Gênesis 2:16,17; 3:1-19; Romanos 5:14-21; Efésios 2:1-19)
Então Deus deu a vida ao homem, mas o homem provocou a sua própria morte. Agora só Deus pode dar vida ao homem novamente.
Jesus é o caminho para a vida espiritual (comunhão com Deus).
João 1:1-4 – O Verbo (Jesus) estava no princípio e todas as coisas foram feitas através dele. A vida estava nele. Ele possuía a vida e é a fonte da vida - não apenas da vida física mas também da vida espiritual.
João 14:6 – “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” Após ser apartado de Deus pelo pecado, ninguém pode voltar a comunhão com Deus a não ser através de Jesus que dá a vida.
Romanos 6:4 – Após o batismo nós andamos na novidade de vida. Isso se chama nascer de novo. Nos torna um filho espiritual de Deus. Quem poderia dar esta vida nova a não ser aquele que dá a vida? (Veja 2 Coríntios 5:17; João 1:12-13; 3:1-7; 1 Pedro 1:22-25; Gálatas 3:26-27).
Jesus é quem dá a vida eterna.
Romanos 6:23 – “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.” Aqueles que são fiéis ao Senhor viverão com Deus para sempre na vida eterna. Deus é quem dá a vida.
João 6:63;68 – As palavras de Jesus são espírito e vida. Elas dão a vida eterna. Já que Jesus é quem dá a vida eterna, a única maneira de saber como receber a vida eterna é através dos seus ensinamentos.
Mateus 25:46 – No julgamento os perversos receberão o castigo eterno mas os justos receberão a vida eterna.
Se Deus não nos criou, por que devemos vê-lo como a fonte da vida? Por que devemos confiar nele como aquele para nos dar vida após a morte ou a vida eterna? Em vez disso devíamos achar aquele que nos deu a vida antes de tudo e confiar nele como a fonte da vida futura!
Toda crença que debilita ou deprecia a doutrina bíblica da criação da mesma forma debilita a nossa fé em Deus como quem dá a vida. Isso debilita nossa confiança de que ele é a fonte da vida espiritual, da ressurreição e da vida eterna. Como isso pode não ser essencial aos cristãos?
[Efésios 4:24; Colossenses 3:10; 1 Timóteo 4:10; João 11:25; 1 João 5:11-12,20; João 3:16]
 A criação prova a existência eterna de Deus.
● Deus existia na eternidade, antes da criação.
João 1:1-3 – O Verbo (Jesus - vs. 14) estava com Deus no princípio e era Deus. Todas as coisas foram feitas através dele.
Colossenses 1:16,17 – Todas as coisas foram feitas por ele (Jesus) e ele é antes de todas as coisas. Obviamente se Deus fez todas as coisas, ele tinha que existir antes de todas as coisas que fez.
Isaías 40:28 – O Deus eterno é o Criador dos fins da terra. (Veja também Salmo 90:2 abaixo).
O fato que Deus criou todas as coisas implicaria que ele mesmo é o eterno. Caso contrário, seria razoável perguntar quem o criou. A doutrina da criação afirma que ele é o Criador eterno que não foi criado.
 Deus viverá eternamente, após a destruição da criação.
Salmo 102:25-27 (Hebreus 1:10-12) – Em tempos remotos, Deus lançou os fundamentos da terra. São obras das suas mãos. Eles perecerão, mas Deus permanece. Seus anos não têm fim.
As coisas físicas vêm e vão. Têm um começo e um fim. Mas Deus é eterno tanto no futuro como no passado.
Salmo 90:2 – “Antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus.

Apocalipse 10:6 – Aquele que vive pelos séculos dos séculos é o mesmo que criou o céu, a terra, o mar e tudo quanto neles existe.


Fontes de Estudos e Pesquisa: http://www.estudosdabiblia.net/2003319.htm


Esse artigo foi dividido em nove partes com o objetivo de facilitar o seu estudo e a assimilação para uma melhor conclusão.

Minizinha

Vote Projetos

Crie seu próprio questionário de feedback de usuário - Professor Julio Cesar Martins

Perfumaria e Cosméticos

Perfumaria e Cosméticos
Compre os seus produtos de beleza on-line.

Classificação da Perseguição Religiosa 2017!

Classificação da Perseguição Religiosa 2017!
Classificação dos 50 Países com Perseguição Religiosa, onde seguir à Jesus pode custar a vida. Atualizado em 2017.

Noticias Gospel Mais...

Parceria

O Evangelho de Jesus Cristo, alçando o Mundo!

My Instram