SBB

Escola Bíblica Dominical - 4º Trimestre 2017 - Lição Nr 09

Canal Luisa Criativa

= Assista, curta, comente, inscreva-se e compartilhe. Atualização semanal todos os domingos às 16:00 horas.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

O significado da doutrina bíblica da criação - Parte II

Resultado de imagem para criação na biblia


 O homem foi criado para ter autoridade sobre os animais e a terra.
O ensinamento da criação
Gênesis 2:7 – Contrário à evolução, o homem não foi criado dos animais. Nós somos fundamentalmente diferentes dos animais. Fomos criados diretamente da terra à imagem de Deus.
Gênesis 1:26, 29 – O Senhor criou o homem para dominar sobre as coisas que Deus fez. Todas as coisas vivas estão sob os nossos pés (sujeitos a nós).
Salmo 115:14-16 – O Deus que fez o céu e a terra deu a terra ao homem. Ou seja, está sujeita ao nosso controle para usarmos para nossos propósitos. Deus tinha o direito de nos dar este controle porque ele nos fez e fez a Terra.
A falha em entender isso leva à desvalorização das pessoas e à supervalorização dos animais e da Terra.
Evolucionistas, grupos de direitos dos animais, o Movimento da Nova Era e pagãos falham em ver o domínio correto do homem sobre os animais e a Terra.
Alguns vêem a Terra como algo vivo, uma deusa chamada Gaia, então dizem que devemos tentar agradá-la e cuidar dela. Alguns até adoram a Terra.
Para outros matar animais é moralmente igual a matar pessoas, então nós não devemos comer carne, usar roupas de pele, etc. Um aluno da Internet recentemente disse que sua esposa é contra ele caçar porque ela não quer que ele mate animais. Ela quer que ele compre carne no mercado!
Gênesis 9:2-6 – Os animais foram dados nas nossas mãos (nosso controle) e podem ser usados como comida. Os animais não foram feitos à imagem de Deus, mas as pessoas foram.
1 Timóteo 4:3-4 – Algumas pessoas proíbem comer carne mas Deus criou-os para serem recebidos com ações de graça.
Matar um animal não corresponde moralmente a matar um homem. Por que? Por causa da doutrina da criação! Os animais e a Terra foram criados por Deus para estarem sujeitos ao nosso controle. Isso não justifica crueldade, desperdício ou outras formas de má administração, mas justifica usarmos eles para o nosso bem.
A falha em entender e acreditar na doutrina bíblica da criação leva à falha em entender nossa posição no universo. O que poderia ser mais básico que isso?!
A criação prova o poder da palavra de Deus.
 A Criação foi Realizada Pela Palavra Falada Por Deus.
Gênesis 1:3,6,9,11,14,20,24,26 – Deus criou pela simples fala. Ele disse o que devia ser criado e assim se fez!
Salmo 33:6-9 – Os céus foram criados pela palavra de Deus, pelo sopro de sua boca. Então a respeito da Terra e seus habitantes: ele falou, ordenou e assim se fez.
Salmo 148:3-5 – Deus mandou e as legiões celestiais foram criadas.
Hebreus 11:3 – Pela fé entendemos que o universo foi criado pela palavra de Deus.
Deus fez outros milagres falando. Desta maneira Deus prova o poder e a autoridade de sua palavra. Obs.: Mateus 8:5-13; 2 Pedro 3:5-7. Veja Salmo 105:31,34; 106:9; João 11:39-44; 5:28-29.
A criação é a prova incrível do poder da palavra de Deus.
 Da mesma forma, a salvação é revelada no evangelho pelo poder da palavra de Deus.
1 Coríntios 1:18-25 – A palavra (mensagem- NTLH) da cruz é loucura para o mundo, mas para nós é a palavra de Deus. Nós pregamos que Cristo foi crucificado, que é o poder e a sabedoria de Deus.
Hebreus 4:12 – Sua palavra é eficaz e poderosa como uma espada de dois gumes
Romanos 1:16 – O evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê.
Que razão temos para acreditar que o evangelho pode nos salvar? Que evidência há que devemos acreditar nele e entregar as nossas vidas a obedecê-lo na esperança de recebermos a vida eterna no final?
A razão pela qual devemos acreditar no evangelho é que é a palavra de Deus. O mesmo poder da palavra de Deus que falou a existência do Universo é o mesmo poder que funciona na palavra escrita. O propósito dos milagres é para confirmar quem é Deus e confirmar que sua mensagem é verdadeira. Se Deus não nos fez pelo poder da sua palavra, então por que devemos confiar no poder da sua palavra no evangelho? (Marcos 16:20; Atos 2:22; 14:3; 2 Coríntios 12:11-12; Hebreus 2:3-4).
Resulta que qualquer crença que debilita ou deprecia a doutrina bíblica da criação da mesma forma debilita ou deprecia a fé no poder da Bíblia, inclusive na fé no poder do evangelho para nos salvar dos nossos pecados! O que poderia ser mais básico do que isso? Como isso pode não ser essencial para nossa salvação?
[2 Coríntios 4:6; Isaías 55:6-11; Apocalipse 1:16; 1 Pedro 1:22-25]
A criação prova que Deus é a fonte viva de toda vida.
● Deus deu a vida a todas as criaturas vivas.
Gênesis 1:11,12,20,21,24-27; 2:7,21-23 – Deus criou todas as formas de vida no começo: plantas, aves, peixes, animais terrestres e pessoas. Toda a vida veio de Deus.
Isaías 42:5 – Deus criou os céus e formou a Terra. Ele dá fôlego de vida ao povo que está nele e espírito aos que andam nela.
1 Timóteo 6:13 – Deus dá vida a todas as coisas.
Toda passagem que diz que Deus criou o homem da mesma forma confirmaria que Deus dá a vida. A doutrina da criação afirma que toda vida vem de Deus. Sem Deus não haveria vida.
[Jó 33:4; Salmo 100:3; 139:13-16; Provérbios 22:2; Isaías 64:8; Jeremias 27:5; Hebreus 12:9; 1 Coríntios 8:6]
 Isso prova que Deus é o Deus vivo.
Nossa vida vem da vida dele. Nós temos vida porque ele está vivo eternamente (veja o próximo item) e ele nos deu a vida.

Gênesis 1:26-27 – Nós fomos criados à imagem de Deus. Qualquer outra coisa inclusa em ser à imagem de Deus, com certeza requer que ele esteja vivo. [9:6]


Fontes de Estudos e Pesquisa: http://www.estudosdabiblia.net/2003319.htm


Esse artigo foi dividido em nove partes com o objetivo de facilitar o seu estudo e a assimilação para uma melhor conclusão.

Minizinha

Vote Projetos

Crie seu próprio questionário de feedback de usuário - Professor Julio Cesar Martins

Perfumaria e Cosméticos

Perfumaria e Cosméticos
Compre os seus produtos de beleza on-line.

Classificação da Perseguição Religiosa 2017!

Classificação da Perseguição Religiosa 2017!
Classificação dos 50 Países com Perseguição Religiosa, onde seguir à Jesus pode custar a vida. Atualizado em 2017.

Noticias Gospel Mais...

Parceria

O Evangelho de Jesus Cristo, alçando o Mundo!

My Instram