Escola Bíblica Dominical - 3º Trimestre 2017 - Lição Nr 13

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

O ENCANTO DO MAR DA GALILEIA

Também conhecido como Bahr Tubariya, Ginnosar, lago da Galileia, Lago de Genesaré, Mar de Quinerete, Lago de Tiberíades, Águas de Genesaré.

Planície de Genesaré

A planície de Genesaré espraia-se abaixo dos penhascos Arbel. Cerca de cinco quilômetros de comprimento e duas milhas de largura, este pedaço de terra ao lado do mar da costa noroeste da Galileia era famoso pela fertilidade. Josefo escreveu que foi "maravilhosas eram as suas características e a sua beleza graças ao solo rico não há uma planta que não floresce ali. O ar é tão temperado que se adapta às mais diversas espécies. "

Vista do Noroeste

O Mar da Galileia é alimentado pelo Rio Jordão, a chuva e aflluentes do lado norte. Mais propriamente designado um lago, o Kinneret (o nome OT e moderno) é de 13 quilómetros de comprimento e 7 km de largura. O ponto mais profundo do lago fica a apenas 150 metros de profundidade. Os rabinos disseram dele: "Embora Deus criou sete mares, Ele escolheu este como o seu deleite especial."

Vista da Arbel

Do cume do Monte Arbel no lado oeste do Mar da Galileia, é possível ver todo o lago, a cidade de Tiberíade, as montanhas da Galileia, e as Colinas de Golã. Num dia claro, o Monte Hermon é visível.

Ancoradouros e Portos

(Susita) foi uma grande cidade da Decápole localizada numa colina com vista para a costa. O porto moderno do Kibutz En Gev é visível mais abaixo. No primeiro século, pelo menos 16 portos foram localizados no lago. Todos os assentamentos do lago tiveram o seu próprio porto, mesmo que fosse muito pequeno. O maior pertencia Gadara tinha um quebra-mar de 200 metros.

Reconstrução barco de madeira

Em 1986, um navio de madeira do século primeiro foi descoberto perto de Nof Ginosar na costa noroeste do lago. Estudos determinaram o tipo de madeira que foi usada (principalmente de cedro e carvalho), o modelo de construção (juntas e encaixe é em espiga), a data (testes com base em técnicas de construção, de cerâmica e de Carbono 14) e o tamanho (26 por 7 pés - grandes o suficiente para 15 homens). Foto à direita é uma reconstrução do que os antigos barcos poderiam ter sido. Ele está em exposição no Kibutz En Gev.

 Peixe de São Pedro

Três tipos de peixes eram principalmente procurados por pescadores na antiguidade nestas águas. Sardinhas provavelmente foram os "dois peixes pequenos" que o menino trouxe para a alimentação do 5000. Sardinhas e pão foram o produto básico dos moradores. Barbos são tão conhecidos por causa das farpas nos cantos da boca. O terceiro tipo é chamado musht mas é mais popularmente conhecido hoje como "peixe de São Pedro." Este peixe tem uma barbatana dorsal longa que se parece com um pente e pode ter até 1,5 metros de comprimento e 3,3 kg de peso.

Pôr-do-sol

A calma pacífica do Mar da Galileia pode rapidamente transformar-se numa violenta tempestade. Ventos em forma de funil através dos vales da Galileia alinhados leste-oeste da região montanhosa agitam as águas rapidamente. Mais violentos são os ventos que vêm das colinas do Golan, a leste. Preso na bacia, os ventos podem ser mortais para os pescadores. Uma tempestade em março 1992 provocou ondas de 10 metros de altura saltando Tiberíades e causando danos significativos no centro da cidade.

 José Carlos Costa Sem comentários:  Hiperligações para esta mensagem 

Canal Luisa Criativa

= Assista, curta, comente, inscreva-se e compartilhe. Atualização semanal todos os domingos às 16:00 horas.

Vote Projetos

Crie seu próprio questionário de feedback de usuário - Professor Julio Cesar Martins

Perfumaria e Cosméticos

Perfumaria e Cosméticos
Compre os seus produtos de beleza on-line.

Classificação da Perseguição Religiosa 2017!

Classificação da Perseguição Religiosa 2017!
Classificação dos 50 Países com Perseguição Religiosa, onde seguir à Jesus pode custar a vida. Atualizado em 2017.

Noticias Gospel Mais...

Parceria

O Evangelho de Jesus Cristo, alçando o Mundo!

My Instram