SBB

Escola Bíblica Dominical - 4º Trimestre 2017 - Lição Nr 09

Canal Luisa Criativa

= Assista, curta, comente, inscreva-se e compartilhe. Atualização semanal todos os domingos às 16:00 horas.

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Os Três Reis Magos...

Os Três Reis Magos - Nomes e História

A história dos três reis magos é contada no livro de Mateus 2:1-12. Um sinal dos desígnios de Deus, de que a revelação do seu filho Jesus não ficaria restrita somente aos judeus, mas que através dele, o conhecimento do Senhor chegaria a toda a terra.
Os três reis magos mencionados por Mateus, foram até a cidade de Davi, representando as primícias da adoração dos gentios, todas as outras nações de fora de Israel.
Mas este episódio é cercado de muito mistério. Há muitos questionamentos acerca desses supostos "reis magos". Qual seria a origem dos reis magos? Quem eles eram? Qual é o nome desses reis magos, e o que era a estrela que seguiam?
"E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém," Mateus 2:1

Quais Eram os Nomes dos Reis Magos?

Mateus não informa especificamente os nomes dos magos do oriente, mas como os magos formaram na Média e na Persia uma casta sacerdotal respeitada, tudo nos indica que eram de origem indo-germânica.
Eles desenvolviam as ciências naturais, a medicina, a astronomia e o culto. Havia magos na Caldéia, na época de Nabucodonosor, que deu a Daniel o título de Rabi-mag, o grande sábio, como recompensa por seus serviços.
"Então o rei engrandeceu a Daniel, e lhe deu muitas e grandes dádivas, e o pôs por governador de toda a província de babilônia, como também o fez chefe dos governadores sobre todos os sábios de babilônia." Daniel 2:48
Os magos recebiam o título de sacerdotes e sábios. Isto lhes conferia muita influência sobre a sociedade. Os reis também os recrutavam para que fizessem parte do seu conselho.
os magos do oriente ouro incenso e mirra

Os Três Reis Magos com Presentes: Ouro, Incenso e Mirra, no Natal.

Na época do nascimento de Jesus, a reputação desses homens sábios, chamados também de magos, já havia decaído muito, devido a infiltração daqueles que se dedicavam às artes ocultas, praticando trapaça e feitiçaria. Mas Mateus ainda conserva uma descrição de que estes magos em questão, mantinham sua conduta e eram considerados, assim como os sábios da época de Daniel. Há estudiosos que acreditam que que estes magos do oriente vieram da Caldéia, local de origem dos astrônomos e astrólogos. Há quem afirme que eles vieram de partos, da Média ou da Pérsia. Outros defendem que os magos vieram na verdade da Arábia, pois ali se produzia uma grande quantidade de incenso e mirra, oferecidos a Jesus como presentes. Como o texto de Mateus informa somente que eles vieram do oriente, e a tradição aponta diversos locais possíveis, fica muito difícil saber a origem dos chamados "reis magos".

Quantos Eram os Reis Magos?

O número de magos que se foram para Israel, quando do nascimento de Jesus, não pode ser fixado com certeza. A tradição é muito incerta. Mateus não revela quantos eram os reis magos. Os sírios, os armênios e João Crisóstomos falam em até doze magos. Entretanto, desde o início do cristianismo, tem-se falado em três reis magos. Provavelmente esse número foi imprimido no subconsciente dos leitores do evangelho de Mateus, por serem três os presentes que os magos levaram para Jesus: O ouro, o incenso e a mirra, ficando subentendido, que cada um dos magos tinha levado um desses presentes. O relato de Mateus parece indicar que não passou muito tempo entre o nascimento de Jesus e a chegada desses adoradores do oriente.

A Estrela dos Reis Magos

Orígenes, grande estudioso das Escrituras, nos tempos antigos, acreditava que os magos conheciam a profecia de Balaão, no livro de Números. Assim, os reis magos ficaram convencidos de que o aparecimento de uma nova estrela estaria ligada ao nascimento do Messias.
"uma estrela procederá de Jacó e um cetro subirá de Israel" Números 24:17
O termo "estrela", neste texto, parece indicar o próprio surgimento do Salvador. Em todo caso, Deus providenciou um sinal, como testemunha até para homens de nação distante, de que acabava de nascer o Rei dos reis e Senhor dos Senhores, o qual os sábios do oriente vinham para adorá-lo.

O Medo de Herodes

Os "reis magos" continuam sua viagem em busca do daquele que é nascido rei, entre os judeus.
Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo. Mateus 2:2
Certamente a estrela não fornecia uma localização exata, então eles se dirigem à capital do país, em Jerusalém. Porém após perguntarem pelo Messias, logo se espalha esta notícia que chega ao conhecimento de Herodes. Herodes, rei tirano, sanguinário, odiado por seus súditos, só estava no trono por uma vasta trama de alianças com os romanos, já havia praticado atos de extrema violência por muito menos. Ele se desespera ao saber que tinha um "rival" poderoso, predito por profecias.
os tres reis magos e os presentes
Os Três Reis Magos do Oriente Seguem A Estrela do Messias Jesus.

Herodes temia ser destronado pelo Messias e planeja uma forma de combatê-lo antes de que este se tornasse poderoso suficiente para vencê-lo. Herodes convocou todos os seus sacerdotes e escribas para que descobrissem o local do nascimento do Redentor.
"E, congregados todos os príncipes dos sacerdotes, e os escribas do povo, perguntou-lhes onde havia de nascer o Cristo. E eles lhe disseram: Em Belém de Judéia; porque assim está escrito pelo profeta:" Mateus 2:4-5
"E tu, Belém, terra de Judá, De modo nenhum és a menor entre as capitais de Judá; Porque de ti sairá o Guia Que há de apascentar o meu povo de Israel." Mateus 2:6
Herodes fingindo ser também um súdito do Messias, escondendo suas reais intenções sanguinárias, envia os magos à Belém, afim de saber onde estava o Salvador, e assim, aniquilar o que ele pensava ser uma ameaça ao seu reino temporal.

Os Magos Encontram Jesus

Sabendo agora a direção a seguir, os "reis magos" tiveram uma maravilhosa surpresa ao saírem de Jerusalém. À noite, brilhava diante deles, novamente a estrela de Jesus. O brilho da estrela mostrava-lhes o caminho seguro a trilhar.
"E, tendo eles ouvido o rei, partiram; e eis que a estrela, que tinham visto no oriente, ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino." Mateus 2:9
A certo ponto da caminhada, a estrela se detém, e eles entendem que era ali que estava o Rei, a quem de tão longínquo país tinham vindo adorar.
"E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra." Mateus 2:11

Os Três Reis Magos e os Presentes: Ouro, Incenso e Mirra

Felizes, se prostaram e adoraram a Jesus. Os magos reconheceram a sublime origem e a divindade de Jesus. As circunstâncias externas não foram obstáculos para que eles cressem no Messias. Nem sua pobreza, nem a simplicidade do lugar foram capazes de esfriar a fé dos "reis magos". O costume oriental impedia que se aproximasse de uma grande personalidade sem nada a oferecê-lo. Por isso os magos oferecem a Jesus presentes, como uma forma de homenagem, em sua plenitude de fé. Estes presentes tinham um significado simbólico que descrevia os atributos reais do Redentor. O ouro representava a realeza de Jesus, filho de Davi. A mirra, a sua humanidade e o seu sacerdócio. O incenso falava de sua divindade, era Deus que se revestiu da forma humana, nascendo como um de nós.

Fonte de Estudos e Pesquisa: http://www.rudecruz.com 

Minizinha

Vote Projetos

Crie seu próprio questionário de feedback de usuário - Professor Julio Cesar Martins

Perfumaria e Cosméticos

Perfumaria e Cosméticos
Compre os seus produtos de beleza on-line.

Classificação da Perseguição Religiosa 2017!

Classificação da Perseguição Religiosa 2017!
Classificação dos 50 Países com Perseguição Religiosa, onde seguir à Jesus pode custar a vida. Atualizado em 2017.

Noticias Gospel Mais...

Parceria

O Evangelho de Jesus Cristo, alçando o Mundo!

My Instram