SBB

Escola Bíblica Dominical - 4º Trimestre 2017 - Lição Nr 08

Canal Luisa Criativa

= Assista, curta, comente, inscreva-se e compartilhe. Atualização semanal todos os domingos às 16:00 horas.

quinta-feira, 26 de março de 2015

Lugares Importantes em Israel...

Lugares Importantes em Israel - Micmás, Geba e " Passagem"

Micmás - Lugar escondido ou longe
Lugar identificado com o atual Mukhmas, um morro de uns 600 m acima do nível do mar e a uns 11 km ao NNE de Jerusalém. Fica ao N do monte Suweinit (Nahal Mikhmas), que se pensa ser o “desfiladeiro de Micmás”. (1ª Sam. 13:23) Com a confluência de outras montanhas, do SO e do NO, o monte Suweinit que se estende desde a região montanhosa de Efraim até ao vale do Jordão.
Sem dúvida, com o fim de se preparar para libertar Israel do controlo filisteu, o rei Saul escolheu uma força de 3.000 homens. Destes, 2.000 acamparam com ele em Micmás e na região montanhosa de Betel, e os outros ocuparam posição junto do filho, Jonatas, em Gibeá. Mais tarde, na vizinha Geba (“Gibeá”), Jonatas desferiu um ataque sobre a “guarnição” dos filisteus. Em retaliação, os filisteus reuniram um grande exército, inclusive carros e cavaleiros, e aparentemente obrigaram Saul a retirar-se de Micmás para Gilgal.
A aldeia árabe de Mukhmas preserva o nome da cidade bíblica de Micmás. A cidade se situa ao lado da " Passagem " mencionada duas vezes nas Escrituras e, aparentemente, serviu para manter vigilância sobre esta importante rota. Micmás foi derrotado durante o período da monarquia, como foi mencionado no relato de Saul e Jónatas.
Depois do exílio, Benjamim voltou a viver aqui. Micmás estava perto da fronteira entre Benjamim e Efraim, e, portanto, perto da fronteira com os reinos do norte e do sul, provavelmente pertencente a Israel a maior parte do tempo.

Geba
A Sudoeste de Micmás está a moderna aldeia árabe de Jaba, que preserva o local bíblico de Geba. Uma cidade levítica no território tribal de Benjamim, Geba foi fortificada por Asa durante sua guerra com Baasa (1 Reis 15:22). Durante o tempo de Josias, Geba era aparentemente a cidade mais setentrional em Judá, como o rei destruiu os lugares altos " desde Geba até Berseba " (2 Reis 23:8). Por causa da ocupação atual, os arqueólogos não chegaram a fazer escavações.

Micmás e “a passagem”
A região montanhosa é profundamente cortada por desfiladeiros profundos (wadis) que correm de leste a oeste. Estes restringem significativamente o tráfego para os cumes dos barrancos, tornando a passagem norte-sul difícil exceto no cume das bacias hidrográficas centrais. Uma exceção a isso é essa " passagem " no Wadi Suwenit - um amplo lugar no cânon, onde a passagem é fácil. Consequentemente, esta rota é conhecida na Bíblia em várias ocasiões. Isaías, o profeta fala sobre uma invasão do norte que se move por Micmás, do outro lado " o passe ", e sobre Geba, Ramá, Gibeá e Jerusalém (Is 10:28-32).

Os penhascos

O relato também menciona em conexão com o ataque de Jonatas sobre os filisteus (1 Sam 14). O filho de Saul surpreendeu a guarnição dos filisteus por não entrar em toda a passagem, mas em vez de ir ao redor e subir e descer penhascos íngremes. Estes penhascos foram nomeados Sené e Bozez (académicos debatem os significados dessas palavras). Quando os filisteus viram Jonatas e o seu escudeiro subir, eles exortaram para eles continuarem, sinalizando, assim, a Jonatas que Deus estava com eles. Derrota deste contingente por Jonatas levou a uma vitória nacional naquele dia.

Minizinha

Vote Projetos

Crie seu próprio questionário de feedback de usuário - Professor Julio Cesar Martins

Perfumaria e Cosméticos

Perfumaria e Cosméticos
Compre os seus produtos de beleza on-line.

Classificação da Perseguição Religiosa 2017!

Classificação da Perseguição Religiosa 2017!
Classificação dos 50 Países com Perseguição Religiosa, onde seguir à Jesus pode custar a vida. Atualizado em 2017.

Noticias Gospel Mais...

Parceria

O Evangelho de Jesus Cristo, alçando o Mundo!

My Instram