SBB

Escola Bíblica Dominical - 4º Trimestre 2017 - Lição Nr 12

Canal Luisa Criativa

= Assista, curta, comente, inscreva-se e compartilhe. Atualização semanal todos os domingos às 16:00 horas.

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

MARTINHO LUTERO...

MARTINHO LUTERO: PRÍNCIPE DA REFORMA



A MÃE DE LUTERO



PAI DE LUTERO
QUARTO EM WARTBURG ONDE LUTERO TRADUZIU O NOVO TESTAMENTO PARA O ALEMÃO.


A PORTA DA IGREJA DE WITTENBERG ONDE LUTERO PREGOU AS 95 TESES.



A VENDA DAS INDULGÊNCIAS.
CASTELO ONDE LUTERO ESTEVE REFUGIADO ENQUANTO FOI PERSEGUIDO PELA IGREJA CATÓLICA ROMANA.


LUTERO E OS HERÓIS DA REFORMA.



CELA MONASTICA DO TEMPO DE LUTERO




ASSINATURA DE LUTERO




BÍBLIA DE LUTERO.




MARTINHO LUTERO.

A CASA ONDE MORREU.


LOCAL ONDE ESTÃO OS SEUS RESTOS MORTAIS.


O PAPA LEÃO X.



CARICATURAS REPRESENTANDO A ORIGEM DO PAPADO. ESTA CARICATURA ILUSTRA A UMA OBRA ESCRITA POR LUTERO INTITULADA: "CONTRA O PAPADO DE ROMA, FUNDADO PELO DIABO", PUBLICADA EM 1545.


HISTÓRIA:
No século XV-XVI a Alemanha vivia uma situação religiosa e económica crítica. Impostos e interferências papais nos assuntos de nomeações eram consideradas opressivas. A adminitração dos assuntos eclesiasticos pela Cúria papal era tida como onorosa e corrupta. O alto clero do país, era muito criticado pelo mau exemplo que dava.
Divisões e disputas que envolviam os humanistas (Reuchlin vol. I, p. 405). Estas disputas reuniam os intelectuais defensores da nova cultura. Johan Pfefferkonrn (1469-1522), converso do judaísmo pediu ao Imperador Maximiliano, em 1509, uma ordem para confiscar os livros judaicos, como desonra para o cristianismo.

O arcebispo de Moguúncia, a quem foi entre o inquérito sobre o caso, consultou Reuchlin e Jacó Hochstraten (1460-1527), o inquisidor dominicano da Colónia. Tomaram posições opostas. Hochstraten apoiou Pfefferkorn, enquanto Reuchlin defendia a literatrua judaica como boa, salvo algumas exepções.

Quando esta luta estava no auge que um protesto contra um abuso eclesiástico (as indulguencias), feito a 31 de Outubro de 1517, e de modo nada usual ou de maneira espectacular, por um monge professor da recente fundada Universidade alemã, alcançou imediata resposta e provocou a maior revolução na História da Igreja Cristã.

Martinho Lutero, autor do protesto. Doutor em teologia, professsor dos Salmos, depois da Epístola aos Romanso, Gálatas, Hebreus e Tito. Vigário distrital responsável por onze mosteiros da sua ordem.

Sente um zelo pelas Sagradas Escrituras comparável ao do Apóstolo Paulo e como Paulo, sentia-se um pecador perdoado na correcta relação com Deus. A base e o penhor desta correcta relação é a misericórdia de Deus demonstrada nos sofrimentos de Cristo em favor dos homens. Coisa que ele não vê manifestar-se pelos dirigentes da Igreja, daí o seu protesto.

Em 1517 Lutero sentiu-se compelido a falar contra um abuso gritante. O Papa Leão X tinha decidido em favor das pretensões de Alberto de Brandenburgo em ocupar ao mesmo tempo o arcebispado de Mogúncia, o de Magdeburgo e a administração do bispado de Halberstadt. O argumento para essa decisão foi o pagamento de avultada soma. Com o objectivo de obter retorno ao reter metade do dinheiro das indulgências; indulgências que o papado emitiria desde 1506 para a construção da nova igreja de S. Pedro, a qual é, ainda hoje, um dos ornamentos de Roma. Tal atitude pareceu a Lutero destrutiva da verdadeira religião.

Lutero foi acusado de heresia, e defendeu a sua posição com um sermão "Indulgência e Graça". Em que Lutero defende que fundamentalmente que o texto da Bíblia deve ser preferido à autoridade de toda a Igreja. Assim nasce a Reforma Protestante.

Minizinha

Vote Projetos

Crie seu próprio questionário de feedback de usuário - Professor Julio Cesar Martins

Perfumaria e Cosméticos

Perfumaria e Cosméticos
Compre os seus produtos de beleza on-line.

Classificação da Perseguição Religiosa 2017!

Classificação da Perseguição Religiosa 2017!
Classificação dos 50 Países com Perseguição Religiosa, onde seguir à Jesus pode custar a vida. Atualizado em 2017.

Noticias Gospel Mais...

Parceria

O Evangelho de Jesus Cristo, alçando o Mundo!

My Instram