Perfumaria e Cosméticos

Perfumaria e Cosméticos
Compre os seus produtos de beleza on-line.

Jovens Gospel

Escola Bíblica Dominical - 3º Trimestre 2017 - Lição Nr 04

Crie seu próprio questionário de feedback de usuário - Professor Julio Cesar Martins

terça-feira, 22 de abril de 2014

Jesus Anda Sobre o Mar...

Jesus Anda Sobre o Mar - Pedro Anda Sobre o Mar

Amplamente conhecida a história em que Jesus e Pedro andaram sobre as àguas do Mar da Galiléia e do temor que os discípulos tiveram ao contemplar Jesus caminhando sobre as águas. Este acontecimento se dá após Jesus ter alimentado uma grande multidão, com a multiplicação de cinco pães e dois peixinhos.
Diante de tantos milagres presenciados, a multidão queria arrebatá-lo para o fazer Rei de Israel.
Jesus sabia que aquilo seria um movimento catastrófico. Eles seriam presas fáceis para os soldados romanos. O mestre se compadecia e valorizava a vida daqueles homens, mulheres e crianças. Além disso, o mestre deixava claro que o seu reino não era deste mundo.

Jesus Anda Sobre o Mar

Jesus, vendo a intenção de fazê-lo rei, se apressa em desfazer aquele movimento (que poderia se transformar em uma revolta) e a enviar seus discípulos para, o outro lado do lago, Betsaida. Após isso, Jesus então retira-se para o monte das bem-aventuranças, onde permanece sozinho.
"E logo obrigou os seus discípulos a subir para o barco, e passar adiante, para o outro lado, a Betsaida, enquanto ele despedia a multidão." Marcos 6:45
Entendemos no texto de João 6:22, que os discípulos seguindo as ordens de Jesus, partiram de Tiberíades, deixando um barco para o mestre, na esperança de que ele os alcançasse mais a frente.
E fez-se noite, escureceu, caiu a madrugada. Por mais que esperassem, não avistavam o barco do mestre se aproximando. Já tinham navegado vinte e cinco ou trinta estádios (cerca de 5,5km de distância da costa).
O vento começa a soprar forte, as ondas se elevam. Os discípulos, como pescadores experientes, estavam acostumados às intempéries, porém a força do vento e o mar ameaçavam afundar o barquinho que navegavam.
Na quarta vigília (entre 3h e 6h da madrugada), no pior momento, vem Jesus caminhando sobre as àguas. Eles se apavoram com aquela visão. Tinha jeito de ser Jesus, parecia coisa de Jesus, era algo que só Jesus podia fazer, mas eles não o reconhecem: É um fantasma!
pedro e jesus andam sobre o marJesus Anda Sobre o Mar - Pedro Anda Sobre o Mar.
De modo que não esperavam o mestre caminhando sobre o mar. Eles haviam deixado um barco para o Senhor. Estavam na expectativa de avistar Jesus no barco que deixaram pra ele. Esperavam que ele os alcançasse dentro dos preceitos, formato e meios humanos. Mas o Mestre veio de uma forma própria de Deus.
Isso acontece com a religião, que muitas vezes tenta ajudar a Deus. E dão um formato a ele. Estabelecem a forma como ele tem que agir. O vestem com um tipo cultural. Traçam dele um esteriótipo. Calculam até "um modus operandi", de forma a não reconhecê-lo.
"E os discípulos, vendo-o andando sobre o mar, assustaram-se, dizendo: É um fantasma. E gritaram com medo." Mateus 14:26

Pedro Anda Sobre o Mar

O barco em que estavam os discípulos, representava os recursos materiais desta vida. Pedro porém desce do barco para andar sobre o mar. Ou seja, ele deixa os recursos humanos e materiais, e passa a confiar somente na palavra de Jesus, que o chamou a caminhar também sobre as águas.
"E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus." Mateus 14:29-30.
Entretanto, no meio do caminho, Pedro deixa de dar a sua atenção à Jesus e passa a se preocupar com o vento (que soprava forte) e com as altas ondas do mar. Pedro então enche-se de medo e começa a afundar. Ainda assim, ele clama por Jesus que prontamente o socorre.
"Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me! E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste?" Mateus 14:30-31.
pedro anda sobre o mar - jesus anda sobre o marJesus Socorrendo Pedro no Mar. Ilustração
E é assim mesmo que acontece. Temos que deixar de confiar nos recursos materiais e passar a confiar na palavra de Jesus. Ele mesmo nos convida a passear sobre um mar de tempestades, um mar de problemas que tentam nos atingir.
Há uma tendência natural de buscarmos proteção em recursos materiais que conhecemos. Muitas vezes ficamos presos à materialidade. Temos medo de nos arriscarmos no mundo da fé. É difícil vencer a dúvida.
Os discípulos preferiram a sensação de segurança que o barco deles trazia, não puderam experimentar do poder de Jesus. Pedro porém, por um momento, conseguiu desprender-se do seu instinto natural de sobrevivência. Pedro teve a percepção espiritual de que era muito mais seguro confiar na palavra do Mestre.
Pedro pôde experimentar do grande poder de Jesus, e caminhou sobre o mar!
O mestre os mostrou que com barco ou sem barco, ele é Senhor de tudo e pode nos fazer andar com ele sobre as águas. Ele pode te fazer caminhar sobre as dificuldades e problemas que você tem enfrentado.
Mas você precisa sair do barco, precisa confiar na palavra de Jesus. E não olhe o vento. Não olhe as ondas. Veja somente Jesus.
Lembre-se de que mesmo que submerjas, as mãos do mestre te trarão à tona pra andar e caminhar com ele em segurança.

Classificação da Perseguição Religiosa 2016!

Classificação da Perseguição Religiosa 2016!
Classificação dos 50 Países com Perseguição Religiosa, onde seguir à Jesus pode custar a vida. Atualizado em 2016.

Noticias Gospel Mais...

Parceria

O Evangelho de Jesus Cristo, alçando o Mundo!

My Instram