Escola Bíblica Dominical - 3º Trimestre 2017 - Lição Nr 13

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Discipulado

É apaixonante o nosso trabalho de fazer discípulos para Jesus!  Como é lindo a gente ver os nossos “filhinhos” se desenvolverem, aprenderem a caminhar com Jesus... e depois vê-los fazendo discípulos...!!! Somos uma Igreja de Discipulado! Aqui nós tomamos conta da vida uns dos outros, cuidamos, amamos, protegemos, ensinamos...! Discipulado nasceu no coração de Deus e Jesus derramou sobre os nossos corações dessa Autoridade para fazer discípulos! 


I – MISSÃOMateus 28:18-20 
Jesus deixou uma Missão para todos os seus discípulos! Sabe qual foi? – Fazer Discípulos! Isso não é uma questão de Dom, mas de Missão! Todos tem essa Missão dada por Jesus e para ajudar nessa Missão, aí Jesus distribuiu os dons espirituais. Os dons são uma “conseqüência” da Missão! 
Em nossa Igreja, ainda na transição, precisamos “radicalizar” e impedir que os discípulos se envolvessem com o desenvolvimento dos Dons e deixassem de cumprir a Missão...! Alguns alegaram que “não tinham tempo” para Discipular porque estavam desenvolvendo os “dons”...! Ilust.: Os pais ensinam seus filhos a 1º fazerem as tarefas para depois “brincar”...!!! 
Todo aquele que passou por uma real experiência de conversão, ele não tem dificuldade de entender que precisa Discipular, ainda que não esteja Discipulando, mas ele sente que precisa discipular...!


II- RAZÃO DE EXISTIR – Marcos 1:16-18 

Ilust.: Aparelho Celular funciona como rádio, Internet, câmera, gravador, relógio, despertador, calculadora, agenda, MP3, enfeite no pescoço, lanterna... Mas ele foi feito para ser um telefone! E se ele não funcionar como telefone, o que fazer com ele? – Você não vai jogá-lo fora, mas vai tentar dar um jeito nele para que ele funcione...!!! 
Quando a gente se converte, Jesus coloca dentro de nós um “dispositivo” que nos leva imediatamente a fazer discípulos... Ilust.: Entre os animais, quando um filhote nasce, ele procura logo um peito para mamar, sem ninguém nunca ter ensinado ou nunca ter visto...!!! 
O que é que “atrofia” os novos discípulos impedindo-os de Discipular? – Satanás com suas argumentações sutis: você não sabe falar...; você ainda é muito novo na fé...; você precisa ser “doutor” na bíblia...; você não é pastor...; você é tímido...; você é medroso...! 
O que você está esperando para Fazer Discípulos...???


III- ESTRATÉGIA DIVINAJoão 15:1-2, 5, 8, 14-16! 

Você sabe quem inventou o Discipulado? – Deus! Desde o A.T. vemos os profetas fazendo discípulos... Jesus gastou todo o tempo fazendo discípulos... Ele não se desesperou porque a Multidão o deixou, mas Veio atrás dos seus 12 quando eles desistiram... (João 21:2-3)! Sabem por que? Porque esse foi o seu único Plano de Salvação... não tinha Plano B! 
Deus elaborou um Plano para salvar toda a humanidade e esse Seu plano consistiu em “fazer discípulos de todas as nações”. Mas e se os seus 12 tivessem parado de fazer discípulos o que teria acontecido...? – Será que Jesus tinha um “Plano B”? – Não! Digamos que os 12 tenham feito discípulos, mas a 2ª Geração não tivesse dado continuidade... E se a 3ª, 4ª, 5ª geração... E se você parar de fazer discípulos, o que vai acontecer com o Plano de Salvação elaborado por Deus???

CONCLUSÃO: Quem aqui já é Discípulo de Jesus? – Sabe como a gente prova isso? – JOÃO 15:8 “Nisto é glorificado o meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos”! Como a gente conhece um discípulo de Jesus? – Pelos seus frutos! 

Quem aqui ainda não é discípulo de Jesus?

Discipulado 1
O QUE JESUS DESEJA QUE VOCÊ FAÇA

Receber Jesus Cristo como Salvador é apenas o começo de uma nova vida. A partir de agora você precisa crescer na vida espiritual. Jesus deseja que você cresça na vida cristã. Ele quer que você experimente o melhor. E por querer assim, Ele diz em João 10:10 “... eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”. No entanto, para que experimente esta vida abundante é necessário que esteja disposto a ser obediente ao que Jesus diz: “Se você me ama guardará os meus mandamentos”.(João 14:15). Aqui estão sete pontos de fé que Jesus deseja que você cumpra.

I. JESUS DESEJA QUE VOCÊ TENHA CERTEZA DA SALVAÇÃO

Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Romanos 10:13 (Decorar)

A Bíblia Sagrada apresenta três razões pelas quais você pode estar seguro de que é salvo.

Primeiro, pela promessa de Jesus: “Aquele que ouve as minhas palavras e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida”.(João 5:24http://www.bibliaonline.com.br)

Segundo, porque você suplicou a Jesus que o salvasse: “Porque todo aquele que invocar o meu nome será salvo”. (Romanos 10:13).

Terceiro, por causa do testemunho do Espírito Santo, ou seja, quando você foi salvo o Espírito Santo veio habitar em sua vida. O Espírito Santo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. (Romanos 8:16).

QUESTIONÁRIO

1. O que é necessário fazer para ser salvo? (Atos 16:31)

R :

2. O que Jesus promete a todos que o invocam? (Romanos 10:13)

R :

3. Que tipo de vida é prometida àqueles que aceitam a Cristo como Salvador? (João 3:16)

R :

4. Nenhum crente vive uma vida sem pecado. Quando você peca o que é preciso fazer para receber o perdão de Deus? (I João 1:9)

R :

Discipulado 2
JESUS DESEJA QUE VOCÊ LEIA A BÍBLIA DIARIAMENTE

Toda escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente preparado para toda boa obra. II Timóteo 3:16, 17 (Decorar).

Você tem na Palavra de Deus o seu alimento espiritual. Da mesma forma que o alimento é necessário para o crescimento físico a Palavra de Deus é necessária ao seu crescimento espiritual. Em I Pedro 2:2 está registrado: “Desejai afetuosamente, como meninos recém-nascidos o leite racional para que por ele vades crescendo”. Para crescer na vida cristã você precisa separar um tempo para estudo diário da Bíblia.

É melhor começar pelo Novo Testamento. Com o evangelho de João. Além deste momento diário, você deve participar do estudo bíblico da Igreja, que visa lhe ajudar no crescimento espiritual.

QUESTIONÁRIO

1. Em que a Bíblia é diferente dos outros livros? (II Pedro 1: 20,21)

R

2. Como pode a palavra de Deus ajudar em nossa vida diária? (Salmos 119:105)

R

3. Como podemos saber que a palavra de Deus é verdadeira e que podemos confiar nela? (II Timóteo 3:16/Hebreus 4:12)

R

4. Por que você deve estudar a Bíblia sempre? (Atos 17:11I Pedro 2:2)

R

Discipulado 3
 
JESUS DESEJA QUE VOCÊ ORE DIARIAMENTE

“Não andeis ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e pela súplica, com ações de graças, sejam as vossas petições conhecidas diante de Deus. E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus”. Filipenses 4: 6,7 (Decorar)

Como crente em Cristo você tem o maravilhoso privilégio de orar. Jesus disse: “Até agora nada pediste em meu nome; pedi e recebereis, para que a vosso gozo se cumpra”.(João 16:24). A oração é uma parte muito importante na sua nova vida de crente. Deus o ama e quer que você se achegue a Ele diariamente com todas as suas necessidades.
Jesus passou muito tempo em oração. Houve ocasiões em que Ele passou noites inteiras orando. A oração era parte vital de Sua vida. Mantenha um momento certo, a cada dia, para estar sozinho orando.

QUESTIONÁRIO

1. Qual é o privilégio que você possui agora como crente? (João 16:24)
R

2. Que instruções Cristo deu a respeito da vida de oração pessoal? (Mateus 6:6)
R

3. Qual é a promessa divina para aquele que tem uma vida de oração? (Jeremias33:3)
R

4. Que necessidades você pode levar a Deus em oração? (Filipenses 4: 6)
R

5. Por que você deve orar a Deus em nome de Jesus? (João 14:6 e I Timóteo 2:5)
R

Discipulado 4
 
JESUS DESEJA QUE VOCÊ CONTRIBUA
  
“Cada um contribua segundo propôs no seu coração, não com tristeza ou por necessidade, pois Deus ama ao que dá com alegria”. II Coríntios 9:7 (Decorar)

A Bíblia Sagrada ensina que cada crente deve participar no sustento do trabalho de Deus. “No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte, conforme a sua prosperidade...’’(I Coríntios 16:2)”.
O plano divino para a manutenção do trabalho, apresentado na Bíblia, requer a décima parte do total de sua renda. Isso é o dízimo. “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro... e depois fazei prova de mim, diz o senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal, que dela não venha maior abastança”. (Malaquias 3:10).

QUESTIONÁRIO

1. Como deve ser sustentado o trabalho da Igreja? (I Coríntios 16:2).
R

2. Que atitude deve possuir o crente com respeito à contribuição? (II Coríntios9:7)
R

3. A quem pertence o dízimo? (Levítico 27:30-32)
R

4. Onde deve ser entregue o dízimo? (Malaquias 3:10)
R

5. O que Deus promete com respeito às nossas necessidades? (Filipenses 4:19)
R

Discipulado 5
 
JESUS DESEJA QUE VOCÊ DEIXE O ESPÍRITO SANTO GUIAR SUA VIDA
  
“E não vos embriagueis com vinho, em que há devassidão, mas enchei-vos de Espírito, falando entre vós com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração”. Efésios 5:18 (Decorar)

O Espírito Santo passou a fazer parte da sua vida no momento em você aceitou a Cristo como Salvador. Você encontra a confirmação de que o Espírito Santo habita em cada crente nas seguintes passagens bíblicas: “E eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará um outro Consolador (o Espírito Santo), para que fique convosco para sempre. Ele habita convosco, e estará sempre em vós”. (João 14:16, 17). “Em quem também vós estais, depois que ouvistes a Palavra da Verdade, o Evangelho da vossa salvação; e, tendo, nele também crido, fostes promessa”(Efésios 1:13). A partir de agora é necessário que você deixe o Espírito liderar e controlar a sua vida. A Bíblia diz para “... sermos cheios do Espírito”. (Efésios 5:18). Isto significa que o Espírito Santo deve preencher todo o seu interior.

QUESTIONÁRIO

1. Depois de salvo quem passou habitar em você? (Romanos 8: 9)
R

2. O que Jesus prometeu aos crentes? (João 14: 16,17)
R

3. Por quanto tempo o Espírito Santo habita em você? (João 14:16)
R

4. De que maneira você pode entristecer o Espírito Santo? (Efésios 4: 30-32)
R

5. Se o Espírito Santo enche e controla a sua vida, que qualidade Ele produzirá em você? (Gálatas 5:22, 23)
R

Discipulado 6
 
JESUS DESEJA QUE VOCÊ FREQÜENTE A CÉLULA (A IGREJA)
  
“Consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras. Não deixando de congregar-nos, como é de costume de alguns, mas admoestemo-nos uns aos outros, e tanto mais quanto vedes que se vai aproximando aquele dia”. Hebreus 10:24, 25
-(Decorar).

Ao se tornar um discípulo de Jesus Cristo você deve procurar unir-se a uma igreja onde possa estudar a Bíblia Sagrada. Jesus estabeleceu a igreja, amou-a e morreu por ela. Em Hebreus 10:25 lemos que devemos ser freqüentadores assíduos e diligentes, não nos comportando como pessoas displicentes: “não abandonemos, como alguns estão fazendo, o costume de assistir às reuniões”. (A Bíblia na Linguagem de Hoje)
A Célula (A Igreja)  irá ajudá-lo de três maneiras:

Primeiro você ouvirá a palavra de Deus através de estudos bíblicos semanais.

Segundo você será fortalecido e encorajado através da comunhão com outros irmãos na fé. Todo crente precisa da força e do ânimo que advém desta comunhão quando se é parte de uma célula.

Terceiro você encontrará um meio para servir melhor a Jesus Cristo. A Bíblia diz: “porque somos obras de suas mãos, criados em Cristo Jesus para as boas obras”. (Efésios 2:10). Isto quer dizer que somos salvos para servir.
Na sua célula você vai, juntamente com outros, servir melhor ao Senhor Jesus e ao seu próximo. Esta será a sua maior bênção.

QUESTIONÁRIO

1. Quem é cabeça da Igreja? (Efésios 5:23)
R

2. Qual é a atitude de Cristo para com a Igreja? (Efésios 5:25)
R

3. Que preço Jesus pagou pela Igreja? (Atos 20:28)
R

4. Como o apóstolo Paulo denomina a Igreja em I Coríntios 12:27?
R

Discipulado 7
 
JESUS DESEJA QUE VOCÊ SEJA BATIZADO

“Portanto, ide e fazei discípulos de todos os povos, batizando-os em nome do pai e do Filho e do Espírito Santo”. Mateus 28:19 (Decorar)

O batismo é uma das ordenanças de Jesus Cristo para você. Ele retrata a morte, e o sepultamento e a ressurreição de Jesus Cristo. É um ato que significa a pública profissão de fé em Cristo. Por isso ele é para o novo crente, o primeiro passo na obediência às ordens de Jesus Cristo.
O batismo simboliza a morte da vida carnal e a ressurreição para a vida espiritual – a nova vida em Cristo. O batismo é também um testemunho público da transformação que ocorre na vida do pecador.
Jesus foi batizado por João Batista. Seus seguidores também foram batizados. No livro de Atos, cada pessoa que aceitava a Cristo como seu Salvador era batizada. Através dos tempos, muitos têm se batizado, cumprindo assim a ordenança e confessando sua fé em Cristo Você deseja ser batizado?

QUESTIONÁRIO

1. Quem batizou Jesus? Mateus 3:13
R

2. Como Deus mostrou sua aprovação ao batismo de Jesus? Mateus 3:17
R

3. Qual o requisito para alguém ser batizado? Atos 8:36-38
R

4. O carcereiro de Filipos e sua família foram salvos numa noite. Quando eles foram batizados? Atos 16:33.
R

5. Em Mateus 28: 19,20 o que Jesus ordena que façamos?
R


Observação: Ao clicar no texto destacado em vermelho você abrirá a página da Bíblia on-line, e poderá confirmar a veracidade dos estudos aqui apresentados. Que Deus o abençoe abundantemente!

Canal Luisa Criativa

= Assista, curta, comente, inscreva-se e compartilhe. Atualização semanal todos os domingos às 16:00 horas.

Vote Projetos

Crie seu próprio questionário de feedback de usuário - Professor Julio Cesar Martins

Perfumaria e Cosméticos

Perfumaria e Cosméticos
Compre os seus produtos de beleza on-line.

Classificação da Perseguição Religiosa 2017!

Classificação da Perseguição Religiosa 2017!
Classificação dos 50 Países com Perseguição Religiosa, onde seguir à Jesus pode custar a vida. Atualizado em 2017.

Noticias Gospel Mais...

Parceria

O Evangelho de Jesus Cristo, alçando o Mundo!

My Instram