SBB

Escola Bíblica Dominical - 4º Trimestre 2017 - Lição Nr 12

Canal Luisa Criativa

= Assista, curta, comente, inscreva-se e compartilhe. Atualização semanal todos os domingos às 16:00 horas.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Você precisa saber quem é seu inimigo!


"Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais."Efésios 6:12

Quem é Satanás – foi um anjo da luz que se chamava Lúcifer.

Lúcifer (em hebraico, heilel ben-shachar, הילל בן שחר; em grego naSeptuaginta,heosphoros) é uma palavra do Latim(lucem ferre) que quer dizer "portador de luz", representa a estrela da manhã.

http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%BAciferhttp://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%BAcifer

Foi um querubim ungido criado por Deus e ficava no jardim de Deus. Fazia parte do louvor, e conhece o poder que tem a música em influênciar as emoções do ser humano,  porém seu coração se desviou da Palavra de Deus e se encheu de iniquidade, trazendo para si a cobiça de ter um trono igual ao de Deus, querendo a adoração que só a  Deus pertence.

Livro do profeta Isaías

Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva...

E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.

Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.

E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo. 

Isaías 14:12-15.

Livro do profeta Ezequiel:

Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônica, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados.

Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.

Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti.

Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras afogueadas.

Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei.... Ezequiel 28:13-17.

Satanás fez comércio com outros anjos levando 1/3 a se rebelarem contra Deus:

E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra; e o dragão parou diante da mulher que havia de dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe tragasse o filho. Apocalipse 12:4.

E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos;

Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus.

E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele. Apocalipse 12:7-9.

Deus como Juiz e Legislador de todas as coisas.

Porque o SENHOR é o nosso Juiz; o SENHOR é o nosso legislador... .Isaías 33:22

Deus julgou  e sentenciou  satanás  juntamente com seus demônios ao  lago de fogo.

De Estrela da Manhã. portador da luz ( Lucífer) passa a ser chamado de satanás e os outros anjos de demônios.

Satanás ou Satã (do hebraico שָטָן,adversário/acusador,[1]no koinéΣατανάςSatanás; no aramaico צטנא,em árabe شيطان) é um termo originário da tradição judaico-cristã

A palavra שָטָן (significando adversário,acusador) assim como oárabeالشيطان (shaitan), derivam da raiz semítica šṭn, significando ser hostil, acusar..[1]Tanakh utiliza a palavra שָטָן para se referir a adversários ou opositores no sentido geral assim como opositores espirituais.


Satanás e seus anjos (demônios) foram expulsos do Reino Celestial; alguns anjos foram presos em cadeias no mais profundo abismo, e  outros foram lançados na terra esperando o dia de serem lançado no lago de fogo.

Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo; 2 Pedro 2:4.

Agora seu nome é satanás que significa inimigo de Deus, adversário, acusador e conhecido também, como pai da mentira, príncipe deste mundo, enganador, ladrão, serpente, dragão, deus deste século.etc. 

...Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira. João 8:44.

O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir.. .João 10:10. 
E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.João 16:11

Já não falarei muito convosco, porque se aproxima o príncipe deste mundo, e nada tem em mim;João 14:30.

Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.

E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre. 

Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. Apocalipse 20:2.

O Sr. Jesus falou sobre a queda de satanás na terra.

E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu. 

Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo. Apocalipse 12:12.

Tão certo como o ar que respiramos isto é uma realidade existem seres espirituais da maldade, que é satanás juntamente que com seus demônios, odeiam o ser humano, porque foi feito a imagem e semelhança de Deus e  através de Jesus Cristo a oportunidade do homem ser Salvo da condenção do pecado e ir morar no reino Celestial quando partir desta.

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança;
Gênesis 1:26.

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16.
.
Satanás e seus demônios existem antes do homem. Quando o homem foi criado Deus deu a missão de vigiar o Jardim contra satanás.

E tomou o SENHOR Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. Gênesis 2:15.

Satanás é sagaz e ardiloso em suas atitudes, apresentando-se até como anjo de luz  fazendo de tudo para que o homem peque contra Deus, porque ele sabe que pecando o homem fica sem a proteção de Deus. 

Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Efésios 6:11.

Satanás tem trabalhado na mente humana para que duvide e não obedeça os principios da Palavra de Deus. 
 

Isto aconteceu com Adão e Eva fazendo com que desobedecessem a Deus, econdenados 
fossem expulsos do Jardim do Éden.

Deus dá uma ordenança ao homem.

Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. Gênesis 2:17.

Satanás faz com que o homem duvide da ordenança Divina.

Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.

Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. Gênesis 3:4-5.

Condenação.

E disse o SENHOR Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.

Então o SENHOR Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.

E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.

E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.

E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.

Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo.

No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás. Gênesis 3:13-19.

Deus dá uma oportunidade ao homem através do Jesus Cristo, para que todo aquele que Nele crer tenha vida eterna em Deus.

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.

Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. João 3:16-18

Satanás tentou a Jesus a desobedecer a Deus Pai, mas Jesus não caiu em tentação e  expulsou da sua presença.

E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.

Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.

Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam.Mateus 4:9-11.

 Satanás usou um discípulo de Jesus chamado Pedro, para que Jesus não cumprisse o que  veio fazer aqui na terra que era pagar o preço do pecado, na cruz do calvário. 

Desde então começou Jesus a mostrar aos seus discípulos que convinha ir a Jerusalém, e padecer muitas coisas dos anciãos, e dos principais dos sacerdotes, e dos escribas, e ser morto, e ressuscitar ao terceiro dia.

E Pedro, tomando-o de parte, começou a repreendê-lo, dizendo: Senhor, tem compaixão de ti; de modo nenhum te acontecerá isso.

Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens. Mateus 16:21-23.

O Sr. Jesus livrou vidas  possessas de demónios.

Porque tinha ordenado ao espírito imundo que saísse daquele homem; pois já havia muito tempo que o arrebatava. E guardavam-no preso, com grilhões e cadeias; mas, quebrando as prisões, era impelido pelo demônio para os desertos.

E perguntou-lhe Jesus, dizendo: Qual é o teu nome? E ele disse: Legião; porque tinham entrado nele muitos demônios.

E rogavam-lhe que os não mandasse para o abismo.

E andava ali pastando no monte uma vara de muitos porcos; e rogaram-lhe que lhes concedesse entrar neles; e concedeu-lho.

E, tendo saído os demônios do homem, entraram nos porcos, e a manada precipitou-se de um despenhadeiro no lago, e afogou-se. Lucas 8:29-33.

O apóstolo Paulo expulsou  espirito de adivinhação.

E aconteceu que, indo nós à oração, nos saiu ao encontro uma jovem, que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores.

Esta, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo.

E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E na mesma hora saiu. Atos 16:16-18.

Jesus expulsa espírito de enfermidade.

E eis que estava ali uma mulher que tinha um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; e andava curvada, e não podia de modo algum endireitar-se.

E, vendo-a Jesus, chamou-a a si, e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade. 
Lucas 13:11-12.

E não convinha soltar desta prisão, no dia de sábado, esta filha de Abraão, a qual há dezoito anos Satanás tinha presa? Lucas 13:16.

O sobrenatural é algo espetacular para o natural.

Não fique  atraído por estas coisas sem conhecimento de onde vem este sobrenatural se é de Deus ou do diabo. 

Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro;

Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; Deuteronômio 18:10-11.

O diabo e seus demônios conhece a sua vida, sua família, etc.  Ele existe antes que o homem existisse. Cuidado para não cair em suas armadilhas e  ficar preso a algum  pecado  perdendo sua Salvação por mentiras que diabo coloca na sua mente.

O diabo e seus demônios não é uma CULTURA DE A ou de B. É algo que existe. É real.  Está no mundo espíritual antes da existência do homem. 

O diabo fica tentando um e outro induzindo na mente humana:  terror, desconfiança, ódio, medo, idolatria, ciúmes, feitiçaria, vicios ...  aqueles que se deixam  levar   por suas mentiras.

Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; 1Pedro 5:8.

Devido a liberalidade ao pecado, pessoas não conseguem mais  diferenciar a sua mão direita da esquerda. e caem em muitas das ciladas do diabo. 

Pela  desobediência do homem a Deus , o diabo vem enganando através do pecado  a humanidade trazendo muitas desgraças. 

Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. 

Todo pecado tem uma consequência.

Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. Romanos 6:23.

O Sr. Jesus Cristo é o Único que pode livrar o ser humano das mentiras do diabo e da cegueira espiritual para que não vejam o caminho da Verdade. 
 
Fique livre, hoje, entregando sua  vida  para o SENHOR JESUS CRISTO!

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. 
João 8:32.

Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. João 8:36.

O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. João 10:10 .

O Sr. Jesus te chama! 

Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.

Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.

Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. 
Mateus 11:28-30. 

O Sr. Jesus fez desfazer as obras do diabo, mas  o ser humano tem livre arbítrio.

Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo. 1 João 3:8 .
 
Os que creem no Sr.Jesus Cristo tem autoridade sobre o diabo e seus demônios.

E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;

Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão. Marcos 16:17-18.

Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum. 

Chegará o dia em que satanás será lançado no lago de fogo.

E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre. Apocalipse 20:10.

Deus que não conta o tempo da ignorância chama a todos os homens para o arrependimento e recebam vida eterna em Deus através de Jesus Cristo. 

Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam; Atos 17:30.

O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. 2 Pedro 3:9.

Tome está posição de Fé em Deus e faça esta Oração:

Pai em Nome do Jesus, confesso que Jesus é o Senhor e Salvador da minha vida e creio do meu coração que o Senhor Deus o ressuscitou dentre os mortos, e que o meu nome esta escrito no Livro da Vida. Amém.



Minizinha

Vote Projetos

Crie seu próprio questionário de feedback de usuário - Professor Julio Cesar Martins

Perfumaria e Cosméticos

Perfumaria e Cosméticos
Compre os seus produtos de beleza on-line.

Classificação da Perseguição Religiosa 2017!

Classificação da Perseguição Religiosa 2017!
Classificação dos 50 Países com Perseguição Religiosa, onde seguir à Jesus pode custar a vida. Atualizado em 2017.

Noticias Gospel Mais...

Parceria

O Evangelho de Jesus Cristo, alçando o Mundo!

My Instram