Escola Bíblica Dominical - 3º Trimestre 2017 - Lição Nr 08

sábado, 9 de junho de 2012

As Limitações da Sabedoria Humana!


"Tomara vos calásseis de todo, que isso seria a vossa sabedoria" (Jó 13:5).

A frustração de Jó, destacada neste comentário, nos lembra das limitações da sabedoria humana. Ele ouviu os comentários dos três amigos, Elifaz, Bildade e Zofar, e percebeu que a sabedoria deles não ajudava. Ele disse que seria melhor – mais sábio – que ficassem calados. Durante muitos anos, eu vi um quadro na parede que mostrava um peixe mordendo a isca num anzol, e dizia: "Até um peixe não arrumaria encrenca se ficasse de boca fechada".
Com certeza, há muitas situações em que devemos falar. Deus condena a atitude covarde daqueles que recusam se posicionar a favor do Senhor (considere a covardia dos israelitas em 1 Reis 18:21, o aviso de Jesus em Marcos 8:38 e os avisos contra timidez em 2 Timóteo 1:7-8 e Apocalipse 21:8).
Mas há outras situações em que a conduta sábia é ficar calado e ouvir. O livro de Jó ilustra muito bem o perigo. Estes homens mergulharam na filosofia humana sem ter a revelação de Deus para corrigi-los. O homem, pela observação de experiências humanas, pode aprender algumas coisas, mas chega a um ponto em que deve parar de especular para simplesmente ouvir – ouvir o que Deus revela na sua palavra. E mesmo nestas revelações divinas, há limites. Assim como Deus não respondeu a todas as questões levantadas por Jó e seus amigos, ele não fala para nós tudo o que gostaríamos de saber (Deuteronômio 29:29). No entanto, podemos ter certeza de que ele nos revelou nas Escrituras tudo o que precisamos saber para ter a comunhão eterna com ele (2 Pedro 1:3-11). Vamos aprender a nos calar para ouvir a sabedoria de Deus!
Avalie à luz das Escrituras Sagradas tudo que você ouve. Hoje temos uma revelação muito mais completa do que a dada por Deus tinha a Jó e seus amigos. Aproveite e valorize as Escrituras. Nelas encontramos a verdadeira sabedoria.

Que Deus nos dê o verdadeiro entendimento e discernimento!
Pai amado e adorado, multiplique as nossas bençãos abrindo nossos olhos e ouvidos espirituais, que não venhamos a falhar principalmente no teu altar e em tua presença, que sejamos verdadeiros e mais cobradores da verdade da tua palavra perante os homens, que não nos deixemos levar pelo medo e omissão da cobrança que o Senhor nos ensinou que em teu altar não sejam pregados ou palestrados assuntos contrários a tua palavra ou que nos levem a fraquejar na fé. Amém! Senhor tenha misericórdia dos fracos que para não perderem membros em suas congregações, ministram somente o que aqueles desejam ouvir e não o que o teu Santo Espírito vem a ministrar Pai me dê forças e ouvidos para discernir com sabedoria o que vem acontecendo nas tuas igrejas ...

Vote Projetos

Crie seu próprio questionário de feedback de usuário - Professor Julio Cesar Martins

Perfumaria e Cosméticos

Perfumaria e Cosméticos
Compre os seus produtos de beleza on-line.

Jovens Gospel

Classificação da Perseguição Religiosa 2016!

Classificação da Perseguição Religiosa 2016!
Classificação dos 50 Países com Perseguição Religiosa, onde seguir à Jesus pode custar a vida. Atualizado em 2016.

Noticias Gospel Mais...

Parceria

O Evangelho de Jesus Cristo, alçando o Mundo!

My Instram